Volta a página principal
Quem somos
apresentação

História

Em 1953, o professor Norberto Alves Rodrigues e sua esposa professora Laurentina Alves Rodrigues (conhecida por Dona Laura), sentindo a precariedade do ensino na região do bairro Cidade Dutra, resolveram fundar o Externato São Guilherme, que funcionava na rua São Guilherme nº 172. A base do ensino daquele Externato sempre foi o amor, a compreensão e a seriedade, constituindo-se num modelo de Escola artesanal e voltada para o bem das crianças, temperando a educação com muito carinho.

O "Externato São Guilherme", hoje denominado "Colégio São Guilherme", sempre foi fiel aos seus objetivos educacionais.

Colégio São Guilherme, "Uma Tradição no Ensino da Região", sempre procurando manter uma boa qualidade de ensino.

O Colégio São Guilherme tem como principais objetivos:

desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e oferecendo-lhe meios de progredir no trabalho e em seus estudos posteriores;

formar cidadãos éticos, críticos, conscientes de seus direitos e responsabilidades, pautando suas ações pedagógicas pelos princípios:

éticos - de autonomia, de responsabilidade, de solidariedade e do respeito ao bem comum;

políticos - dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

estéticos - da sensibilidade, da criatividade e do respeito e valorização da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

articular-se com as famílias e comunidade criando processo de interação escola / sociedade;

prover um ambiente estimulador no qual o aluno tenha reconhecidos os direitos fundamentais inerentes à sua condição de pessoa humana e respeitada sua situação peculiar de ser em desenvolvimento.

Nossa Escola

Os profissionais que trabalham em nosso estabelecimento de ensino são educadores especializados. O início da vida escolar é um processo
difícil tanto para os familiares como para as crianças. Acreditamos que a pré-escola é uma extensão do lar, por isso, ela tem que estar adequada
à criança.

No Ensino Fundamental, o aluno será preparado para uma sociedade cada vez mais competitiva, onde a criatividade, a consciência e a responsabilidade são fatores diferenciadores para o mercado.

A equipe do Colégio São Guilherme preocupa-se, também, com a formação pessoal do ser humano, sem perder de vista a individualidade e a história de cada um.

O Educador na Escola

No decorrer do ano, a equipe pedagógica do Colégio São Guilherme se reúne para estudos e reflexões sobre a prática pedagógica em sala de aula, tendo como objetivo manter-se atualizada sobre novas formas e metodologias de ensino. A equipe acredita que a produção de práticas educativas só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada com os colegas.

É importante que a família conheça a proposta educacional da escola, objetivando o melhor acompanhamento educacional do seu filho.

Imagens da Escola

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Voltar páginaAvançar página
Colégio São Guilherme - Copyright © - Todos os direitos reservados